Amantes dos vinhos verdes: mais um exemplar (e o último) que trouxemos lá da Quinta do Ameal. Só que esse, diferentemente do primeiro vinho, foi comprado às cegas.
Nós já sabíamos na hora da compra e, depois, confirmamos na ficha técnica de que se tratava de um vinho que teve uma intervenção enológica mínima. Na verdade, a própria quinta nos disse, à época, que sempre tenta trabalhar dessa forma com todos os produtos, já que toda a atenção e cuidado na hora do cultivo e da colheita rendiam uvas excelentes, o que é essencial para vinhos de alta qualidade e que não precisam de posteriores correções.
Bom, nós o degustamos e, tecnicamente falando, é um vinho branco bem aromático, com notas de frutas cítricas (destaque para tangerina) e tropicais (abacaxi), além de notas herbais e mineral. Ele é seco, com corpo médio, relativamente persistente e com boa acidez.
Para nós, ele tem características que nos agradam bastante: é delicado e saboroso, com uma acidez presente, mas que desce macio e redondo! Tanto que se fosse para bebê-lo sem acompanhamento, isso seria uma tarefa muito fácil (e deliciosa)!
Mas toda a oportunidade de abrir um vinho segue o nosso ritual de explorá-lo ao lado de uma refeição. Aliás, nessas horas, algumas características do vinho acabam se destacando ou destacando alguns temperos do prato e isso tudo é um grande desafio de sensações! Mas vamos ao prato escolhido: uma farta lasanha de frango!
A combinação foi certeira e a parte interessante foi o vinho ter acentuado os temperos do frango, destacando as ervas e criando uma sensação muito curiosa e, claro, bem gostosa.
Se pudéssemos indicar esse vinho para alguém, seria para quem gosta brancos com uma acidez mais viva. E alguns amantes dos vinhos tintos também o curtiriam, pois as suas características o tornam um par perfeito ao lado de refeições untuosas e saborosas!
Ele custou menos de R$100 diretamente na Quinta do Ameal. Aqui no Brasil, vimos que a importadora Qualimpor comercializa esse vinho, mas o único valor que encontramos era da caixa com 6 unidades – nesse caso, vimos a média de preço de cada garrafa sairia por R$220.