É bom começar o papo dizendo que a safra de 2012 foi muito boa para os vinhos brasileiros, tal como a safra de 2018 que está sendo super comemorada pelos produtores. Já bebi algumas opções vindas lá da Campanha Gaúcha que estão surpreendentes.
É claro que só a safra não é capaz de garantir que um vinho será incrível. Há vinhos bem ruins por aí, de todos os anos e origens. Porém, na hora investir numa garrafa às cegas, é importante se valer de todos os dados que puder. Saber se a safra foi chuvosa, muito quente, fria ou até cheia de intempéries pode dar uma noção prévia das características do vinho desejado.
Bom, o post de hoje é do Merlot Reserva 2012 que foi provado na própria vinícola Don Laurindo há uns 2 anos. Resolvemos abri-lo só agora e estávamos cientes de que esse tempinho de guarda poderia deixá-lo um pouco diferente do que havíamos provado na primeira vez.
As impressões que tivemos foram as seguintes: trata-se de um tinto de aromas mais evoluídos – percebemos notas de frutas vermelhas bem maduras, com destaque para ameixa seca, além de notas defumadas, de couro, de chocolate e de ervas. Ele é seco, tem o corpo leve, taninos finíssimos, final longo e acidez moderada. O vinho mostra sinais de evolução, mas ainda mantém uma relativa concentração de fruta no meio de boca.
Saindo do bê-á-bá técnico, é um vinho fácil de beber por conta do sabor delicado. Os anos de guarda podem ter influenciado no seu corpo, já que lembrávamos ser um pouco mais estruturado. De qualquer jeito, ele agradou parte dos bebedores e pode ser indicado para quem curte vinhos leves com notas de carvalho nos aromas e no sabor. Vale conhecer a sua safra mais recente também, até para comparar.
As características do vinho ajudaram bastante na hora de decidir o nosso prato. Nós fomos de tagliatelle com molho de parmesão, pancetta e cogumelo e uma garfada boa, dessas que junta todos os elementos do prato, mostrou que foi uma boa escolha.
O vinho está na média dos R$60,00, conforme algumas lojas online pesquisadas.
Outras opções de vinhos brasileiros: clique neste link.
E se você já experimentou o Don Laurindo Merlot Reserva D.O. 2012, avalie aqui embaixo!