O Julgamento de Paris de 1976 foi um marco importante para os vinhos americanos. Uma competição de vinhos degustados às cegas que colocou a Califórnia no mapa dos enólogos, enófilos e especialistas de plantão. O Chateau Montelena Chardonnay 1973 desbancou alguns clássicos franceses e, desde então, virou o desejo de muitos amantes da bebida.
Numa viagem para os Estados Unidos, coisa de 2 anos atrás, achamos esse Chateau Montelena Chardonnay 2013 numa loja de vinhos em Seattle. Compramos uma garrafa na hora.
Apesar da vontade de beber sem ter que planejar nada, fomos atrás de algum prato bem guloso para servi-lo ao lado do vinho. Spoiler alert: achamos um que ficou à altura!
Antes disso, vale a pena descrever as nossas impressões técnicas: trata-se de um vinho branco seco (mas traz uma sensação de doçura por ser bem frutado e ter quase 14° de álcool), bem aromático (notas de frutas brancas cítricas como limão, notas florais, de ervas frescas, um toque de manteiga e um sutil defumado). Ele é macio, de corpo médio, final longo e com uma acidez vibrante. O retrogosto lembrou um abacaxi em calda.
Detalhes sobre o vinho e o seu processo de vinificação estão na ficha técnica fornecida pelo próprio produtor.
É um tipo de vinho que enche a boca. Ele é aromático e saboroso, dono uma acidez tão marcante que te deixa salivando depois de beber. Aliás, é essa acidez que equilibra o vinho e dá força para bebê-lo até o último gole e com todo o prazer do mundo. É um estilo de branco que vale a pena conhecer, principalmente se você acha que vinhos brancos não tem gosto ou potência.
Nós o harmonizamos com um cappelle de vitela com amêndoas ao creme de ervas da Mesa III. Suspeitamos que o recheio da massa trazia algum elemento cítrico, tipo limão siciliano, pois, depois de alguns goles e garfadas, sentimos que a boca ficava fresca, limpa e cítrica. Não foi proposital, mas acabou sendo um casamento perfeito. Bateu uma tristeza quando o almoço acabou… estava delicioso!
É um vinho californiano clássico, bom de beber e que valeu o investimento. Ele saiu por volta de 50 dólares.
Para quem curte vinhos importados: vale a pena clicar aqui.
Já experimentou algum dos vinhos premiados no Julgamento de Paris? Compartilhe conosco! E se você já bebeu o Chateau Montelena Chardonnay avalie aqui embaixo.