Conhecemos este exemplar em uma feira de vinhos que aconteceu aqui em São Paulo no ano passado. A Vinícola Guaspari despontou no cenário de vinhos nacional, em face das diversas premiações conquistadas internacionalmente. Logo, é razoavelmente fácil encontrar os seus exemplares nas lojas físicas e online espalhadas em todo o país.
Apesar da região sul ser a mais famosa, em termos de produção e comercialização de vinhos, a região sudeste anda marcando presença nos últimos tempos. Quem sai ganhando nessa história é o consumidor de vinhos brasileiros, já que a diversidade aquece o mercado e estimula novas ideias, novos conceitos, novos produtores e novos consumidores!
Pois bem! Falando especificamente de nós e desse exemplar, nós o degustamos na temperatura recomendada e as impressões que tivemos foram as seguintes: trata-se de um vinho tinto aromático – notas de frutas vermelhas, de couro e vegetal (pimentão) – seco, de médio corpo, com taninos finos, persistente e com a acidez moderada. Sentimos um amargor muito sutil no começo, porém, posteriormente ele não foi mais percebido!
Na prática, pode-se dizer que é um vinho agradável, de sabor mais marcante e levemente amadeirado. Acreditamos que, por conta de suas características, ele serviria melhor quem já tem o hábito de consumir vinhos tintos secos!
Nós o degustamos e, depois, harmonizamos o vinho com um filé à parmegiana: a acidez do vinho se pronunciou mais, tal como o sabor amadeirado. Sentimos, inclusive, que o vinho ficou até um pouco mais adocicado. No geral, foi uma boa combinação!
Brasileiros deviam experimentar vinhos brasileiros, sobretudo para conhecer um pouco mais sobre os exemplares que andam sendo produzidos por aqui! Assim que possível, nós vamos provar outros vinhos nacionais, inclusive paulistas, para aprender mais e para continuar compartilhando um pouco sobre eles!
O preço desse vinho é um pouco salgado. Há um ano ele custou cerca de R$200 reais e, atualmente, nós encontramos alguns exemplares sendo vendidos por um valor bastante semelhante a este!