Alô, fãs de vinhos portugueses!
Vocês sabiam que no dia 10 de junho comemora-se o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”? A data é emblemática, já que foi em 10 de junho de 1580 que o célebre poeta Luís de Camões faleceu. Desde 1910, essa data é celebrada como um feriado em Portugal e é festejada por diversas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
No Brasil, a importadora Portus Cale aproveita a ocasião para relembrar as suas origens. Até 15 de junho, ela vai oferecer 25% de desconto em diversos vinhos portugueses do seu catálogo.
O desconto é muito bem-vindo, já que o papel desses vinhos no atual cenário brasileiro é de grandíssima importância. Segundo os dados da Ideal Consulting, no primeiro trimestre de 2021, Portugal esteve em segundo lugar no ranking dos países de origem dos vinhos tranquilos consumidos no Brasil. O Chile segue na liderança e a Argentina ocupa o terceiro lugar.
Aqui no blog, os posts mais visitados costumam ser os de vinhos portugueses, o que revela a paixão dos leitores pelos rótulos brancos, rosados e tintos desse país.
Que tal uma viagem às vinícolas portuguesas por meio da taça?
Da região célebre do Dão, um importante reduto vinícola do país lusitano, destaque para o tinto Bacalhôa Touriga Nacional, feito com a icônica Touriga Nacional, reconhecida como a rainha das uvas tintas portuguesas, além de ser a casta símbolo da terra de Camões. Outro rótulo produzido nessa região é o Kelman Alfrocheiro. Ambos são vinhos com corpo macio, caráter mineral e possuem uma estrutura que equilibra a acidez natural.
Do Vale do Douro, a Portus Cale sugere o Quinta da Romaneira Petit Verdot, um tinto que apresenta aroma de frutos silvestres e groselha, além de notas de madeira. Outro rótulo de destaque é o Quinta da Romaneira Vintage 2011, um vinho fortificado feito com as uvas Tinta Cão, Touriga Nacional e Touriga Francesa. Doce, é ideal para harmonizar com sobremesas.
Do Alentejo, o destaque vai para os tintos Quinta do Carmo e Dom Martinho. Ambos oferecem um blend das uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Trincadeira e são vinhos de grande complexidade aromática e ideais para consumir com carnes.
Cada vez mais conhecido no Brasil, o Casal Mendes Branco vem lá da Região do Vinho Verde. Possui um ótimo custo-benefício, é refrescante e apresenta aromas frutados e que trazem à memória as frutas tropicais.
Lá em Setúbal, precisamente da vinícola da Bacalhôa, o destaque vai pro Bacalhôa Merlot e Bacalhôa Chardonnay. A sugestão da região de Lisboa fica por conta do Bacalhôa Alvarinho, um rótulo que apresenta aroma e sabor riquíssimos e típicos da casta.
Falando nele, eu recebi o Bacalhôa Alvarinho 2018 e logo menos lanço o post com a sua degustação e harmonização. Não percam!
Por fim, da Bairrada, os descontos vão para os Espumante Aliança Branco e Rosé, ambos feito com a uva Baga.
Fundada em 1985, a Portus Cale desponta como especialista na importação de grandes marcas portuguesas. Além da tradição, também sai do lugar comum com uma linha de rótulos veganos, em lata e Kosher para a comunidade judaica.
Valores: entre R$28 e R$518