A parte boa de estar aberto a diversos tipos de vinhos é ter a chance de beber exemplares dos mais variados: branco, tinto, rosé, espumante, doce, nacional, importado, opções belíssimas e outras nem perto disso! Os contrastes entre os vinhos, daqui e de fora do país, dizem muito sobre o terroir, sobre a ética e o estilo do produtor, sobre a identidade do vinho (e do enólogo por trás dele) e te ajudam a descobrir o que te encanta e o que te desagrada profundamente.
A outra parte boa dessa história é que você abraça (sem prévios juízos de valor) algumas boas indicações de vinhos e, com isso, tem a chance de se surpreender com belíssimos exemplares que andam sendo produzidos por aí e por aqui também! No caso, já tínhamos ouvido falar sobre os vinhos e os espumantes da vinícola gaúcha Vallontano Vinhos Nobres e só estava faltando uma oportunidade para que um dos seus exemplares ocupasse um lugar à mesa!
Nós estreamos com esse Merlot, a uva ícone do Vale dos Vinhedos, e nessa safra de 2012, que foi muito boa para os vinhos gaúchos!
Passamos à degustação e às nossas impressões sobre o vinho: trata-se de um tinto bem aromático, com notas de frutas vermelhas (destaque para a ameixa) e de tabaco, seco, com taninos presente e finos, final longo e com boa acidez! Na prática, é um vinho saboroso e mais marcante, cuja acidez, além de proporcionar um frescor, deixa o vinho bem equilibrado. Amantes de vinhos tintos, sobretudo dos exemplares clássicos italianos, poderiam facilmente se encantar com esse exemplar, tal como nós nos encantamos.
Nós servimos esse vinho ao lado de um tagliatelle ao sugo, com tomates cerejas frescos, azeitonas pretas e folhas de manjericão. Ao invés do queijo ralado, optamos por uma burrata cremosa. Bastou uma garfada generosa e um gole de vinho para concluir que foi uma baita combinação!
Se você ainda insiste ou resiste em considerar os vinhos brasileiros no seu dia a dia, eis aqui mais um belíssimo vinho nacional que poderia te fazer mudar de ideia!
A única loja virtual que comercializa os vinhos é a Mistral por R$ 71,50. Mas, para quem vai passar por Bento Gonçalves, fica a dica de passar no Vale dos Vinhedos para conhecer e comprar belos vinhos diretamente na Vallontano (e aproveite para provar os fartos risotos da casa!).