Apesar de muitos estarem acostumados a pensar nos vinhos brasileiros gaúchos, há muitos outros sendo produzidos em outros cantos do país. Há muitas iniciativas e conceitos que vão desde os vinhos naturais até vinhos patrocinados por grandes empresas ou produtores estrangeiros.
Por isso, é garantido afirmar que você ainda não viu nada sobre o potencial do nosso setor, já que ele está em franco crescimento, expansão e em busca de sua identidade!
Nós conhecemos a Vinícola Góes em uma feira de vinhos em São Paulo. Depois fomos até São Roque para visitar o espaço e conhecer mais sobre a vinícola! O lugar, aliás, vale a visita: bem estruturado, bonito e organizado. A linha de vinhos que a vinícola possui é imensa: grape cool, vinhos de mesa tradicionais e bastante famosos entre o público cativo, vinhos finos demi-sec e secos, além de espumantes. A ideia, pelo que se vê, é atender um público que ama vinhos, mas que possui gostos diversificados.
Bom, nós compramos este vinho tinto, cujas uvas Syrah foram cultivadas em Boa Esperança/MG e o vinho, em si, foi elaborado em São Roque/SP. Nós o degustamos depois dele estar levemente resfriado e eis as impressões: trata-se de um vinho tinto seco aromático, com notas de frutas secas (destaque para ameixa seca e um toque de carvalho). Ele possui corpo médio, taninos macios, é relativamente persistente e a acidez é moderada.
Sentimos uma leve sensação (aromática, e não gosto!) de baunilha nos primeiros goles que foram bastante interessantes! Um sabor mais amadeirado também foi percebido, mas foi bastante sutil! Ele é fresco (pro nosso paladar podia ser ainda mais!) e, no geral, é gostoso e agradável!
Nós o servimos ao lado de bruschettas de parma com chèvre e tomates cerejas e de gorgonzola e cebolas carameladas: com o primeiro sabor, o vinho ficou mais amadeirado (e levemente abaunilhado), além de termos sentido um certo dulçor. Com o segundo, a acidez do vinho ganhou um pouco mais de destaque. Os dois foram agradáveis experiências, mas o favorito foi o primeiro!
É o estilo de vinho que pode alcançar aqueles que estão em busca de um tinto tranquilo para alegrar o dia a dia! Dito isso, considere, conheça e experimente o que se anda produzindo em solo brasileiro!