Geralmente deixamos os vinhos tintos respirarem e descansarem um pouco na taça depois de servidos. Essa é uma prática que ajuda muito, pois a maior parte deles realmente precisa de uns minutos para, digamos, definir-se em seus aromas e sabor. Tem vinhos que evoluem muito bem no decanter ou na taça, já outros podem surpreender negativamente. Os vinhos brancos geralmente são mais do tipo “abre, serve e bebe”, até por conta da temperatura. Só que a gente já aprendeu que vinho é vinho e que muitos exemplares, independentemente do tipo, podem ficar melhor de um jeito ou de outro!
Veja o caso desse exemplar nacional que experimentamos: trata-se de um branco seco, aromático (a princípio, nós sentimos notas de frutas cítricas e notas amadeiradas bem sutis), de leve para médio corpo, final longo e com uma acidez equilibrada. Essas impressões, digamos, iniciais, foram se modificando bastante com o tempo! Papo vai, papo vem, percebemos que o sabor do vinho ficou levemente adocicado, surgiu um aroma frutado mais forte, com destaque para o abacaxi, e acidez ficou mais presente! Esse conjunto de qualidades, para nós, deixou esse vinho mais interessante e muito mais saboroso!
É um vinho diferente, que possui um sabor delicado, mas mais forte e marcante! A cada gole sentíamos uma sensação de fruta madura depois de bebê-lo, o que, certamente, foi inusitado, considerando as nossas experiências com outros vinhos brancos nacionais e importados!
Nesse dia, nós pedimos uma pizza de 3 sabores: caprese, linguiça de javali e peito de peru com burrata. O recheio que mais combinou, para nós, foi o caprese: o pesto de azeitona, aliás, foi um show a parte com esse vinho!
No geral foi, sem dúvida, uma deliciosa surpresa! É um belísimo um exemplar que nós indicaríamos para quem gosta de vinhos e gostaria de provar o que se faz de bom em terras brasileiras!
P.s. Quando compramos esse vinho, sabíamos que se tratava de uma edição limitada. Tempos depois da compra e da degustação nós fomos atrás dele e não conseguimos encontrá-lo em lugar algum, nem mesmo no site da vinícola. Fica, então, a torcida por mais uma edição! O valor dele na época (fevereiro de 2017) era de R$75,00!